segunda-feira, junho 18, 2012


Dossiê do Liso Perfeito.

0

Cabelo chapado parece ser mesmo a preferência de 9 entre 10 garotas. Por isso, preparei um megaespecial para você ficar lisa, mas sem deixar os fios parecendo uma palha!

Escova em casa
Para as garotas que adotam o liso apenas como um penteado especial, a escova (aquela, feita com o secador, mesmo) é a escolha certa. Mas não dá pra correr para o salão toda vez que quiser alisar os fios. Aprenda aqui dicas de como conseguir o efeito “escova de salão” em casa:

• Arsenal
Para começar, é importante que você tenha bons acessórios e produtos. Segundo o hairstylist Gleybson Marcos, do salão Paris Style (RJ), produtos que protegem os fios são fundamentais. “A primeira coisa para se fazer uma boa escova é ter um bom protetor térmico. Ele vai proteger os fios dos danos causados pelo calor do secador e da chapinha.” Preste atenção, também, na hora de escolher o secador e a escova. “Um bom secador para se ter em casa deve ter a potência em torno de 1.900 watts. A escova deve ter a haste de metal, que funciona muito bem pra cabelos mais crespos ou ondulados”, explica Thoni Borim, hairstylist do salão Jacques Janine (SP). E fique ligada, também, no tamanho da escova: quanto mais longos os fios, mais larga ela deve ser. As escovas menores são usadas apenas em cabelos curtos.

• Em ação
Para economizar tempo, primeiro seque todo o cabelo, apenas ajeitando os fios com as mãos. Mas se seu cabelo for muito crespo, não o seque totalmente. Apenas tire o excesso de água. Em seguida, separe-o em mechas e puxe com a escova passando o secador novamente. E, para que o cabelo não fique volumoso e com frizz, assim que terminar a escova aplique um leave-in. Os cabeleireiros indicam os finalizadores em versão gloss ou spray. Também é fundamental que você use o jato frio do secador. “Ao terminar a escova, ventile bem os fios com o jato frio do secador, assim ele vai se ‘fixar’ liso”, explica Thoni. Se você gosta do cabelo beeeem alinhado, pode completar o visu usando a chapinha, mas atenção: o cabelo deve estar completamente seco. Do contrário, o aparelho pode danificar, e muito, os fios.

Lisos permanentes
Se você é daquelas que gostam dos fios bem lisos até para ir à padaria, pode aderir ao alisamento químico. São tantos... Escova progressiva, escova inteligente, escova de chocolate, de açúcar, de flores... Na verdade, os nomes comerciais são muitos, mas, no fundo, todas elas funcionam da mesma maneira. A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Cristiane Braga, explica direitinho como funciona o alisamento químico: “Esse tipo de processo possui quatro etapas. Na primeira, é utilizada uma substância para abrir as cutículas dos fios. Em seguida, aplica-se um alisante, que quebra as pontes de enxofre dos fios, deixando-os lisos. Depois, entra em ação uma substância hidratante, para recuperar os cabelos dos danos causados pelo alisante. Essa substância é, geralmente, queratina associada a outro produto, como proteína do leite, da seda, manteiga de cacau ou algum tipo de óleo natural. É dessa substância que vem o nome do procedimento (escova de seda, de leite, de flores, de chocolate, etc.). Por último, a chapinha fixa a queratina ao fio, dando o aspecto brilhante e sedoso, e um finalizador fecha novamente as cutículas.” Pronto, depois de algumas horas no salão, seus cabelos estão lisos e maravilhosos! Porém, deve haver cuidados redobrados.


• Olho aberto
Toda a polêmica que envolve a chamada escova progressiva gira em torno das substâncias alisantes, mais especificadamente o formol, que é o mais comum – e também o mais prejudicial à saúde que teve seu uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O formol pode causar alergia no couro cabeludo, queda de cabelo, problemas respiratórios, ardência nos olhos e nas naridas. Ele é prejudicial tanto para a cliente quanto para o profissional que está aplicando”, diz Nilo Leal, hairstylist da Casa Mauro Freire (SP). Algumas das substâncias que podem substituir o formol são o tioglicolato de amônia, o hidróxio de sódio e a guanidina. De acordo com a dermatologista Cristiane, o pode de alisamento dessas substâncias é menor, mas, por outro lado, elas são menos agressivas ao organismo. Porém, muitos profissionais ignoram as recomendações da Anvisa e não abrem mão do formol. Por isso, se decidir fazer o alisamento, o local e o profissional que fará o trabalho, para não colocar a sua saúde em risco. “Procure profissionais que são especialistas no seu tipo de cabelo. Pesquise o local onde eles trabalham e converse com pessoas que foram atendidas por ele”, aconselha o hairstylist Nilo. Para Cleusa Carvalho, cabeleireira e terapeuta capilar do HBD SPA (RJ), escolher um bom profissional é fundamental. Ele irá analisar seu cabelo e recomendar o produto certo para você, tudo dentro das recomendações da Anvisa.

Vida pós-progressiva
Em casa, as garotas que fizeram escova progressiva não podem descuidar da cabeleira. Afinal de contas, esse é um processo que mexe com a estrutura capilar, agredindo os fios. A cabeleireira e terapeuta capilar Cleusa aconselha o uso de um bom xampu e condicionador específicos para cabelos alisados ou relaxados, além de máscara de hidratação e reparador de pontas. Além disso, recomenda-se a ida ao salão para uma hidratação mais profunda. “Visitas regulares ao cabeleireiro garantem fios sempre bonitos e saudáveis”, afirma o hairstylist Nilo. E se for usar o secador de cabelos (apenas para não deixá-los molhados e evitar um resfriado, claro!), aplicar um protetor térmico é indispensável.

Dica
Para a escova durar mais, use pouco condicionador na hora da lavagem. Assim, o cabelo demora mais para ficar com aspecto oleoso.

Revista Atrevida, nº190.

0 comentários:

Postar um comentário